Home\Notícias\Deputados, prefeitos e vereadores da região Oeste vão a Brasília para garantir investimentos federais

Deputados, prefeitos e vereadores da região Oeste vão a Brasília para garantir investimentos federais


Quarta-feira, 01 de Fevereiro de 2017 - 10:37:29

(Região Oeste pode ganhar nova matriz econômica. Ministro, deputados, prefeitos e vereadores selam união) 

O ministro da agricultura, Eumar Novacki (interino), garantiu ao deputado federal Ezequiel Fonseca (PP) e aos prefeitos de 14 municípios da região oeste, nesta segunda-feira (30), em Brasília, que construirá, em conjunto, uma solução efetiva que garanta a reabertura das quatro plantas frigorificas, ou até mesmo, a possibilidade da criação de uma nova matriz econômica na região. Segundo ele, será aberto um diálogo para a solução do problema. "O MAPA estará cumprindo o seu papel, o que não vamos permitir é que por conta de interesse ao lucro das empresas o cidadão seja prejudicado, de imediato estaremos trabalhando pela reabertura das plantas frigorificas". 

Ele declarou que o ministério usará a força do Estado para resolver o impasse. "Vamos trabalhar sob duas frentes, a primeira será chamar os frigoríficos, se não houver a retomada, vamos buscar uma forma de assumir uma planta e fazer fluir, usaremos da força do Estado, trabalhando principalmente por meio do fortalecimento das cooperativas somado ao apoio das prefeituras municipais". 

Outra medida, garantida por Novacki, durante a reunião, trata-se da implantação do programa AgroMais Produtor. "Estaremos assegurando na região a implantação do Agromais Produtor, um programa do Ministério da Agricultura que possibilitará o estímulo e o fortalecimento das cadeias produtivas conforme a vocação local e, com total apoio e fomento à produção leiteira e da piscicultura, será garantida assistência técnica, extensão rural e estímulo ao cooperativismo, esse é um projeto que já deu certo, temos experiências em outras regiões do Brasil", declarou. 

Além dos prefeitos da região, a reunião também contou com a presença dos deputados federais Valtenir Pereira e Fábio Garcia; deputado estadual Adriano Silva; superintendente do Ministério da Agricultura em Mato Grosso, Assis Guareski; presidente da Coopnoroeste, Misael Barreto; presidente das Câmaras Municipais, vereadores, e membros do Consórcio Complexo Nascentes do Pantanal. 

Durante a reunião, os prefeitos apresentaram os problemas sociais ocasionados pela extinção dos mais de 4 mil postos de trabalho diretos após o fechamento dos frigoríficos nos municípios de Cáceres, São José dos Quatro Marcos e Mirassol D" Oeste, dentre eles, foi citado o aumento da criminalidade, como roubos, furtos e tráfico de drogas. 

Na oportunidade, o deputado federal Ezequiel Fonseca agradeceu o ministro por firmar compromisso com a região oeste. "O ministro se sensibilizou com os problemas sociais e econômicos enfrentados pela população da região e assegurou destinar recursos federais para a realização de investimentos e fortalecimento das cadeias produtivas. Temos aqui o apoio do consorcio intermunicipal de desenvolvimento econômico Nascentes do Pantanal, sob a presidência do prefeito Wemerson Prata", disse ele. 

Ezequiel também considerou a necessidade da continuidade do diálogo com os empresários responsáveis pelas plantas frigorificas. "Os empresários precisam nos explicar o fechamento das plantas, até porque eles receberam regalias, como por exemplo, benefícios fiscais concedidos pelo governo, para que pudessem cumprir a função social na região. Com apoio do ministério da agricultura esperamos mudar a realidade". 

Ao final, após selada a união e garantida a frente de trabalho, ficou definido a realização de uma nova reunião no próximo dia 14 de fevereiro com os deputados, prefeitos e vereadores para o ponta-pé-inicial do plano de desenvolvimento econômico junto ao Ministério. Estava presente prefeitos, vereadores e lideranças dos municípios de Cáceres, Mirassol D‘ Oeste, São José dos Quatro Marcos, Jauru, Vale São Domingos, Figueirópolis D‘ Oeste, Conquista D‘ Oeste, Araputanga, Porto Esperidião, Rio Branco, Indiavaí, Glória D‘ Oeste e Salto do Céu.

 

Fonte: http://www.quatromarcosnoticias.com.br/

 

 

 

 


Autor: http://www.quatromarcosnoticias.com.br/
Visualizações: 191
Palavras chavesnotícias.
Veja Também
Esta página teve 121435 visitas desde 08/07/2011 - 11:12:29 hs.